COERÊNCIA CARDÍACA

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Quando procuramos no Google o significado deste estado de coerência cardíaca, encontramos uma definição comum que relaciona uma característica psicofisiológia dos indivíduos, indicando um equilíbrio entre o coração e o cérebro.

Nesta situação de equilíbrio observamos a ausência do estresse negativo.
(vide artigo sobre eustresse e distresse neste clicando aqui)

Mas eu pergunto: – quem está livre do estresse, vivendo em estado de coerência cardíaca nos dias de hoje?

Está provado que a geração e manutenção de emoções positivas possibilitam a mudança de uma condição de desarmonia para um estado de coerência caracterizada por uma ordem crescente e harmoniosa nos sistemas mental e emocional e nos processos fisiológicos.

Os cientistas sabem que o ritmo de um coração saudável, mesmo sob condições de repouso é realmente “irregular”, ocorrendo pequena variação no intervalo de tempo entre um batimento cardíaco e outro, o que é chamado de Variabilidade da Frequência Cardíaca.

O monitoramento deste parâmetro pode ser utilizado como um indicador de estresse negativo,  deste modo o controle deste parâmetro pode ser utilizado também para promover a saúde, equilibrar e aumentar a performance pessoal e profissional.

Como a variação dos sinais monitorados da variabilidade cardíaca tem relação direta com o estresse negativo é possível estabelecer também uma relação direta com determinados pensamentos habituais que deterioram a qualidade de vida.

Estresse, ansiedade, depressão, transtornos do sono, déficit de atenção podem vir a causar sérias alterações na variabilidade cardíaca.

Nestes casos o treinamento coração-cérebro pode ser utilizado para regular os batimentos cardíacos, estabilizando a pressão arterial e fortalecendo o sistema imune.

 A Neurometria Funcional oferece, dentro dos protocolos do sistema, o treinamento de coerência cardíaca que é dividido em três exercícios e tem como objetivo ensinar ao paciente a controlar a respiração, o batimento cardíaco e a emoção.

A sequencia lógica dos protocolos aplicados pelo sistema da neurometria nos leva a aprender anteriormente, controles importantes tais como: fisiologia indutiva do sono, controle da ansiedade, variabilidade emocional, amplitude e frequencia respiratória, relaxamento muscular progressivo, resposta fisiológica funcional, capacidade funcional respiratória, variabilidade cardíaca funcional para só então treinar com consistência a Coerência Cardíaca Funcional. Garantindo assim que cada cliente submetido ao treinamento tenha nas mãos o controle efetivo desta função tão importante em nosso sistema psicofisiológico.

Para saber mais sobre esta técnica e fazer este treinamento dentro do conjunto de protocolos oferecidos pela Neurometria Funcional, ligue e agende o seu atendimento.

Odair Capelozza
Cel  11 97622-4294
terapeuta naturista – CTN-SP n° 1600
técnico em neurometria funcional – SBNF nº 87790
Atendimento com hora marcada.

twittergoogle_pluslinkedinrssyoutube