COERÊNCIA CARDÍACA

Quando procuramos no Google o significado deste estado de coerência cardíaca, encontramos uma definição comum que relaciona uma característica psicofisiológia dos indivíduos, indicando um equilíbrio entre o coração e o cérebro.

Nesta situação de equilíbrio observamos a ausência do estresse negativo.
(vide artigo sobre eustresse e distresse neste clicando aqui)

Mas eu pergunto: – quem está livre do estresse, vivendo em estado de coerência cardíaca nos dias de hoje?

Está provado que a geração e manutenção de emoções positivas possibilitam a mudança de uma condição de desarmonia para um estado de coerência caracterizada por uma ordem crescente e harmoniosa nos sistemas mental e emocional e nos processos fisiológicos.

Os cientistas sabem que o ritmo de um coração saudável, mesmo sob condições de repouso é realmente “irregular”, ocorrendo pequena variação no intervalo de tempo entre um batimento cardíaco e outro, o que é chamado de Variabilidade da Frequência Cardíaca.

O monitoramento deste parâmetro pode ser utilizado como um indicador de estresse negativo,  deste modo o controle deste parâmetro pode ser utilizado também para promover a saúde, equilibrar e aumentar a performance pessoal e profissional.

Como a variação dos sinais monitorados da variabilidade cardíaca tem relação direta com o estresse negativo é possível estabelecer também uma relação direta com determinados pensamentos habituais que deterioram a qualidade de vida.

Estresse, ansiedade, depressão, transtornos do sono, déficit de atenção podem vir a causar sérias alterações na variabilidade cardíaca.

Nestes casos o treinamento coração-cérebro pode ser utilizado para regular os batimentos cardíacos, estabilizando a pressão arterial e fortalecendo o sistema imune.

 A Neurometria Funcional oferece, dentro dos protocolos do sistema, o treinamento de coerência cardíaca que é dividido em três exercícios e tem como objetivo ensinar ao paciente a controlar a respiração, o batimento cardíaco e a emoção.

A sequencia lógica dos protocolos aplicados pelo sistema da neurometria nos leva a aprender anteriormente, controles importantes tais como: fisiologia indutiva do sono, controle da ansiedade, variabilidade emocional, amplitude e frequencia respiratória, relaxamento muscular progressivo, resposta fisiológica funcional, capacidade funcional respiratória, variabilidade cardíaca funcional para só então treinar com consistência a Coerência Cardíaca Funcional. Garantindo assim que cada cliente submetido ao treinamento tenha nas mãos o controle efetivo desta função tão importante em nosso sistema psicofisiológico.

Para saber mais sobre esta técnica e fazer este treinamento dentro do conjunto de protocolos oferecidos pela Neurometria Funcional, ligue e agende o seu atendimento.

Odair Capelozza
Cel  11 97622-4294
terapeuta naturista – CTN-SP n° 1600
técnico em neurometria funcional – SBNF nº 87790
Atendimento com hora marcada.

O MAR VIVO DO MAR MORTO E SEUS OLIGOELEMENTOS

Alguns geólogos o consideram um lago. A alta concentração de sal nas suas águas faz o corpo humano flutuar facilmente e também impede o desenvolvimento de formas de vida complexas.
Abastecido pelo rio Jordão está na sua maior extensão localizado na Cisjordância em parte na fronteira entre a Jordânia e Israel.

Sabe-se que suas águas possuem propriedades medicinais para tratamento de doenças respiratórias e de pele. Estas águas são ricas em minerais, esta riqueza já foi expressada em cifras que correspondem a mais de 50 trilhões de dolares. Empresas especializadas exploram estes recursos aplicados às industrias farmacêuticas, químicas e agricolas.
Foram identificados 26 minerais no Mar Morto dos quais alguns não são encontrados em nenhum outro lugar do planeta.

Alguns destes mesmos minerais estão presentes na estrutura de formação do corpo humano, cada um com sua aplicação específica, são os oligoelementos.

Por exemplo:

Enxofre: Importante na queratinização e na síntese de colágeno da pele.

Potássio: Ajuda a regular a osmose e o equilíbrio da água no corpo. Previne a formação de radicais livres e regula a transferência de nutrientes através da membrana celular.

Cromo: Favorece a pele e ao sistema circulatório.

Cobalto: É calmante, atua sobre a ansiedade, enxaquecas, palpitações, zumbidos, etc.

Enfim, os minerais presentes em nosso corpo, apesar de alguns terem participação infinitesimal com baixa concentração no organismo, são essenciais nos processos biológicos e vitais para determinados processos bioquímicos. Sua falta poderá ocasionar distúrbios complexos em nosso organismo.

Veja no quadro acima que o Magnésio participa com 0,03% entretanto ele é responsável por ativar mais de 300 enzimas. Em conjunto com o cálcio (1,38%), por exemplo, participa das funções dos nervos e músculos.
Por muito tempo a medicina alopática reprimiu a tradição secular dos biotipos mesmo na medicina europeia.

A ideia de classificar os indivíduos em tipos conforme suas características morfológicas corporais, data de Hipócrates e sempre se procurou correlacionar o tipo constitucional com uma certa predisposição para determinadas doenças. Esta doutrina teve grande aceitação na primeira metade do século XX. Mais recentemente, com as diáteses do Dr. Jacques. Ménétrier e os terrenos miasmáticos de Hahnemann, as medicinas tradicionais têm procurado recuperar este conceito.

Chamamos diátese ao conjunto de características semiológicas (sinais e sintomas) que definem um terreno propício ao afloramento arquetípico patológico (doenças) de um indivíduo.

A diátese então exprime o afloramento destes arquétipos patológicos na pessoa. Deste modo a diátese relaciona o doente já ligado a uma ou mais disfunções funcionais e/ou orgânicas.

O Dr. Jacques Menetrier desenvolveu estudos relacionando as diáteses aos oligoelementos (minerais do nosso corpo), determinando assim a correção das doenças com base na prescrição de minerais. Estes estudos foram decisivos para compreender que os oligoelementos não atacam os sintomas para fazê-los retroceder mas recupera os pontos débeis e falhos do terreno biológico, dando a impressão que o enfermo se curou sozinho.

A introdução teórica deste artigo tem como objetivo esclarecer a base de tratamento da Terapia Vibracional Quântica que utilizamos em nossos atendimentos que faz uso do conceito das diáteses para determinar as essências vibracionais daqueles oligoelementos que irão corrigir o terreno biológico em desequilíbrio.
Se você se sente desequilibrado físico e mentalmente, sofre com distúrbios do sono, estresse, ansiedade, distúrbios digestivos, alergias, problemas de pele,  falta de energia e vitalidade, a terapia vibracional quântica com base na teoria aplicada pode lhe trazer melhor qualidade de vida.

Para maiores detalhes sobre o tratamento com Essências Vibracionais Fisioquantic entre em contato comigo.

Odair Capelozza
Cel 11 97622-4294
terapeuta naturista – CTN-SP n° 1600
técnico em neurometria funcional – SBNF nº 87790
Atendimento com hora marcada.

CONTROLE DA ANSIEDADE POR COMPUTADOR

A ansiedade ou TAG (Transtorno da Ansiedade Generalizada) como denominada pela medicina,  geralmente é diagnosticada levando-se em conta a história de vida do paciente e os sintomas que podem variar de uma pessoa para outra.

São comuns os sintomas de inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldades de concentração, tensão e dores musculares, palpitações, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dores de cabeça, alterações dos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito.

Uma pessoa com transtorno da ansiedade generalizada, apresenta níveis de ansiedade desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causando muito sofrimento. Há sempre interferência na qualidade de vida que se reflete no desempenho familiar, social e profissional da pessoa.

A medicina convencional trata o TAG com o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, sempre sob orientação médica e recomenda uma terapia comportamental cognitiva.

Embora para a medicina alopata a ansiedade não seja doença e sim um transtorno, pois não existe órgão lesado que produza marcadores bioquímicos como hormônios, enzimas que indique uma lesão, para outros sistemas como a medicina tradicional chinesa, a ansiedade é uma doença da energia do corpo, um desequilíbrio energético do organismo que existe e contribuirá futuramente para um agravo do quadro geral ou para uma a evolução do agudo para crônico e finalmente para o degenerativo.

A Neurometria Funcional vem agregar uma outra abordagem a estes tratamentos, ensinando o cérebro através de treinamentos, a controlar a ansiedade.

Capturar

A maioria das pessoas ansiosas convertem a ansiedade em problemas físicos, outros em somatizações, muitos destes problemas resultam de um aumento da estimulação do sistema nervoso vegetativo ou autônomo, que controla o reflexo ataque-fuga.

O treinamento cerebral desenvolvido pela metodologia da Neurometria, busca objetivos e benefícios tais como proporcionar ao cliente um maior controle de pensamentos ansiosos e invasivos, uma melhor percepção dos estímulos que geram ansiedade, um melhor controle da reação emocional aos estímulos externos e internos.Capturar-3

O cliente aprenderá a controlar os níveis de ansiedade através do seus sinais neurofisiológicos, captados por sensores colocados nos dedos, cujas informações são digitalizadas e visíveis na tela do computador.

Basicamente o treinamento condiciona o cliente a ter um maior autocontrole do seu Sistema Nervoso Autônomo (SNA) associados principalmente aos seus pensamentos (cognitivo).Capturar-6

A análise computadorizada dos resultados proporciona ao técnico interpretar se estímulos internos e externos podem ter influenciado para que eventualmente o cliente tenha perdido o controle de ansiedade durante o treinamento.

Todos os treinamentos em consultório são individualizados gerando ao final um treinamento especifico para ser feito em casa durante um determinado período.

20141111_215808

Capturar-5

No consultório o sistema irá selecionar e gerar através do que chamamos IOC (Indutor de Onda Cerebral), com base nos valores do melhor período que a pessoa atingiu durante o treinamento (zona de treinamento funcional). Este pulso nervoso entre o cérebro e o corpo será gravado num arquivo formato MP3, que a pessoa usará para treinamento em casa. O IOC gravado irá induzir em casa o pulso nervoso entre o cérebro e o corpo da melhor fase do treinamento.

Capturar-4
I.O.C.

Embora tenhamos funções atribuídas aos pulsos nervosos em áreas específicas do cérebro como por exemplo as ondas alpha, beta e gama, todo o sistema nervoso é altamente conectado. A maioria das funções são realizadas por circuitos ou alças de ligação através de várias estruturas internas do cérebro (chamados sub-cortical), bem como várias áreas do córtex. O predomínio de qualquer tipo de pulso nervoso pode acelerar funções, diminuir outras, gerar ansiedade ou depressão etc. A função principal deste treinamento é produzir o equilíbrio eliminando predomínio de um determinado pulso nervoso.

Os benefícios destas induções são bem abrangentes, seja melhorando o fluxo sanguíneo cerebral, o reforço a neuroplasticidade, inclusive o equilíbrio da atividade cortical entre os dois hemisférios cerebrais.

Conforme os objetivos do treinamento vão sendo alcançados, o cérebro vai criando novos aprendizados e novas sinapses. Para tanto, pulsos nervosos entre o cérebro e o corpo estão em constantes mudanças para poder encontrar a melhor forma de vencer desafios. Porém quando o cérebro começa a perceber um desgaste, automaticamente tenta utilizar o processo de aprendizagem que seja mais eficiente. Assim o treinamento regular promove o condicionamento e a concretização dos objetivos programados.

Se você quer se beneficiar deste método de tratamento, entre em contato e marque o seu atendimento.

OdairCapelozza_24072014_3Odair Capelozza é terapeuta naturista com pós-graduação em Terapias Holísticas Vibracionais.
Técnico em Neurometria pela Sociedade Brasileira de Neurometria.
Domina várias outras técnicas terapêuticas holísticas. Confira no curriculo.

TENDÊNCIA HIATAL

O nosso abdome é separado do tórax por uma membrana que chamamos de diafragma. O diafragma tem um papel muito importante na nossa respiração.
Esta membrana é originária de vários locais em toda a nossa caixa toráxica e na sua formação possue uma abertura cuja terminologia médica é “hiato”.
Esta abertura inteligentemente construída pelo corpo é uma passagem que serve para o  esôfago e o nervo vago acessarem área do estômago.
O esõfago é uma membrana muscular que conecta a faringe com o que chamamos de “pescoço” do estômago.
Na falta de um tonus adequado do diagragma este “pescoço” do estômago pode passar através desta abertura -o hiato, e ficar preso numa posição não natural na área do torax. É isto que caracteriza a chamada “hernia de hiato”.
O Dr. Drauzio Varella no seu site: http://drauziovarella.com.br/letras/h/hernia-de-hiato/ define esta hernia como: “uma protusão do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal.hiato
Existe um músculo (músculo do esfíncter esofágico inferior) que se abre para permitir a passagem dos alimentos para o estômago e, então, se fecha para impedir que os ácidos estomacais subam para o esôfago. Qualquer alteração nesse mecanismo pode provocar o refluxo gastroesofágico e, conseqüentemente, azia, o sintoma mais comum da hérnia de hiato.”

Do ponto de vista da metodologia Three In One Concepts – One Brain, a tendencia hiatal se relaciona diretamente com uma raiva suprimida. Nossa indisposição para expressar esta raiva abertamente, faz com que ela se vire contra nós. Trata-se de uma situação que “não conseguimos engolir”.

Os procedimentos da metodologia Three In One com base no barômetro comportamental, possibilitam a correção e desativação destes processos internos para liberar e ajudar a dissipar esta raiva que está dirigida para dentro. O intuito do procedimento é induzir a recuperação do tonus deste músculo e eliminar os sintomas provocados pela hérnia.

Se você quer se beneficiar desta terapia, entre em contato conosco através deste blog.


OdairCapelozza_24072014_3Odair Capelozza
é terapeuta naturista com pós-graduação em Terapias Holísticas Vibracionais. Domina várias outras técnicas terapêuticas holísticas. Confira no curriculo.

CONSTRIÇÃO CRANIANA

Sempre que estresse entra em cena nas nossas vidas um movimento importante em nosso corpo fica constrito.

As nossas placas cranianas se ajustam continuamente com o movimento respiratório para acomodarem a atividade cerebral.

O estresse “encurta” a respiração normal, consequentemente o movimento natural das placas ósseas cranianas fica bloqueado.

O travamento das placas estabelecem um padrão fixo quando o estresse chega, consequentemente inibe uma ótima função cerebral por conta de bloqueios da circulação na cabeça.

Pessoas com constrição craniana vivem com estresses não resolvidos. Até que não sejam resolvidos, o uso efetivo no cérebro frontal fica comprometido.

Nós humanos cometemos um grande erro acreditando que estamos no controle, simplesmente por que ainda estamos conscientes. Nem tanto, quando sob estresse ficamos de joelhos perante as decisões, repetindo reações aprendidas, baseadas em emoções passadas, normalmente negativas.

Qualquer emoção negativa que temos a respeito de nós mesmos, ou de outros, é um ralo em nosso sistema. Causa dores de cabeça, pela constrição craniana dentre outros motivos, insônias e muitos pensamentos confusos.

As técnicas do Método Cérebro Uno (One Brain) desenvolvidas pela escola Three In One Concepts (Três Conceitos em Um) trabalha para mudar a nossa auto-imagem negativa, esta imagem que causa tanta dor e depressão.

Procedimentos de desativação com ferramentas baseadas no teste muscular e barômetro comportamental nos ajudam a promover uma motivação emocional positiva para mudança.

Quando temos consciência real dos nossos sentimentos, em vista do que estávamos negando e alimentando o estresse, passamos a ter uma escolha para a mudança de estado. Com a escolha consciente vem a aceitação e dependendo da sua escolha é possível promover uma disposição ou boa vontade para criar opções positivas.

Poderemos então dar um grande passo no sentido da desativação do estresse e promover a liberação das placas cranianas, colocando todo o sistema em equilíbrio, restabelecendo a homeostase.

Para conhecer melhor e se beneficiar  desta fantástica técnica desenvolvida por Gordon Stokes e Daniel Whiteside da escola Three In One Concepts, marque seu atendimento.

Odair Capelozza
Cel  11 97622-4294
terapeuta naturista – CTN-SP n° 1600
técnico em neurometria funcional – SBNF nº 87790
Atendimento com hora marcada.

ESTRUTURA/FUNÇÃO – UNDER THE CODE

Cinesiologia Especializada

Se é verdade – e é,  que nós respondemos à vida de uma forma consistente, instintiva como é determinada pela nossa organização genética, então é melhor que nós reconheçamos este fato. Somente quando nós aceitamos nossa natureza individual verdadeira, nós podemos cumprir sua promessa.

Se você negar que você pode conhecer você próprio, você está a mercê da cada “autoridade” auto apontada a sua volta – professores, instrutores, funcionários religiosos credenciados, etc.
Conhecer-se a si próprio é o primeiro passo para tomar a responsabilidade de sua resposta à vida e dá a você a confiança de manifestar o que você quer manifestar neste mundo.

Conhecer e aceitar-se como você realmente é, não como o que você quer acreditar que você é.
Conhecer e aceitar o comportamento interno dos outros, sem tomar esse comportamento pessoalmente.
Estes são os dois propósitos reais da escola “Three In One Concepts” quando trata da genética comportamental intitulada “Under the Code” – Estrutura/Função.

Com a aceitação vem a liberdade. E a aceitação vem somente através da escolha.

Para nós, não existe nenhuma outra habilidade tão imediata ou efetiva se você quiser reconhecer e entender sua própria e individual singularidade e a individual singularidade de cada ser humano, senão trabalhar o Barômetro Comportamental, a Estrutura/Função que formam a espinha dorsal da nossa introvisão Três Conceitos em Um.

Atendimentos com técnicas da escola “Three In One Concepts”, faz parte das nossas ferramentas terapêuticas. Se este é o seu caso, marque uma consulta conosco.

Odair Capelozza
terapeuta naturista – CTN-SP n° 1600 (currículo)
Atendimento somente com hora marcada, ligue para saber mais detalhes.
Cel 11 97622-4294

SUBSCAPULAR O MÚSCULO DO CORAÇÃO

Se o coração tem seu músculo cardíaco, porque o subscapular é o músculo do  coração?

O músculo do coração
O músculo do coração


Na Cinesiologia Aplicada (TFH), o teste do músculo subscapular determina as condições energéticas do meridiano do coração.

Um teste fraco ou desligado, como costumamos chamar na CA, poderia indicar desarmonias do indivíduo nos níveis físico, emocional ou mental, tais como: problemas circulatórios, derrames, enfartes, desamores, insegurança, frustração, sonhos pessoais que não se realizam.

A estimulação de pontos neurolinfáticos ou neuromusculares ou ainda, pontos do meridiano do coração, através da acupressura, ajudarão o corpo a encontrar a solução dos seus problemas, equilibrando com esta técnica, o sistema energético trazendo a harmonia almejada.

O teste muscular utiliza a principio, 14 músculos indicadores que são trabalhados para encontrar o equilíbrio necessário.

Se você pretende se beneficiar desta técnica, entre em contato conosco.